Doenças do coração e riscos cardiovasculares

As doenças cardiovasculares podem afetar o coração e os vasos sanguíneos, sendo responsáveis por 1/3 de todos os óbitos do mundo. Além do grande número de mortes na população, elas também são responsáveis pelas morbidades, ou seja, as consequências que afetam os portadores das doenças, como:

☑️ Doença Coronariana: Doenças dos vasos sanguíneos que irrigam o coração (artérias coronárias), determinando, por exemplo, o infarto, que é a obstrução de um desses vasos;

☑️ Doenças Cerebrovasculares: Doenças dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro e que podem determinar os “AVCs”, ou seja, os acidentes vasculares cerebrais.

Os fatores de risco cardiovasculares são aqueles que aumentam a probabilidade da ocorrência da doença, em determinado período de tempo, como:

☑️ Idade acima 70 anos;

☑️ Hipertensão arterial;

☑️ Colesterol elevado;

☑️ Tabagismo;

☑️ Diabetes;

☑️ Sedentarismo;

☑️ Obesidade;

☑️ Histórico familiar de doença cardíaca;

☑️ Fatores psicossociais.

Além disso, temos os fatores de risco modificáveis ou evitáveis, ou seja, sobre os quais podemos exercer alguma influência, como sedentarismo e obesidade; e aqueles não modificáveis, em que não podemos interferir, como a idade e a genética.

Considerando então a importância do controle dos fatores de risco para doenças do coração e a necessidade de uma atenção especial para as medidas de prevenção, relembramos as principais medidas:

☑️ Alimentação saudável: Quanto mais “in natura” o alimento, maior o benefício para a saúde, com redução de gorduras saturadas (de origem animal), sal, conservantes e corantes;

☑️ Manutenção de um estilo de vida ativo: As atividades físicas são as atividades realizadas no dia a dia, com algum grau de movimento muscular, mas sem necessariamente um objetivo específico, como o que ocorre nos esportes. Para a “saúde do coração” e redução do risco das doenças cardiovasculares, há necessidade de se manter um estilo de vida ativo, ou seja, com atividades que tenham algum gasto energético;

☑️ Controle adequado do peso: A obesidade é uma alteração corporal que envolve excesso de gordura e faz com que ocorra um aumento do risco de problemas de saúde, principalmente no coração. Geralmente, a obesidade resulta de um desbalanço entre a ingestão de um maior número de calorias do que aquelas que são gastas nas atividades de vida diária. Sabe-se que a obesidade está relacionada com a saúde do coração e deve ser combatida com uma alimentação saudável e balanceada, além de um estilo de vida ativo e realização de exercícios físicos regularmente;

☑️ Interrupção do tabagismo: O cigarro é uma das maiores causas de mortes evitáveis no mundo e um importante fator de risco das doenças cardiovasculares, principalmente a angina e o infarto. Os homens fumantes têm três vezes mais chances de ter um infarto, se comparado aos homens não fumantes. Nas mulheres, esse risco é ainda maior. E não são apenas os fumantes que têm mais chances de sofrer um infarto. O fumante passivo, que é uma pessoa que se expõe diariamente à fumaça do cigarro, também tem um risco aumentado de desenvolver doenças do coração em relação àqueles que não se expõem a tais fatores.

Cuide do seu coração! Diante de qualquer dúvida ou sintomas, procure ajuda médica! ❤️

Sírio-Libanês. Doenças do coração e riscos cardiovasculares. Disponível em < www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/doencas-do-coracao-e-riscos-cardiovasculares.aspx >