Saiba o que é o sopro no coração

Saiba o que é o sopro no coração

O sopro no coração é um ruído produzido pela passagem do fluxo de sangue através das estruturas do coração. Ele pode ser funcional ou fisiológico (sopro inocente), ou patológico em decorrência de defeitos no coração. Nos adultos, predominam os sopros que aparecem como complicações de cardiopatias provocadas pela febre reumática ocorrida na infância, doença que também pode afetar o sistema nervoso central e o sistema osteoarticular.

SOPROS FISIOLÓGICOS: Não existe explicação precisa para o aparecimento de sopros fisiológicos. No período neonatal, por exemplo, o sistema circulatório passa por modificações e o recém-nascido pode ter sopros na área pulmonar ou da valva tricúspide que desaparecem em alguns dias. Nas crianças em idade pré-escolar, às vezes, o ecocardiograma indica a presença de um falso tendão no ventrículo esquerdo.

SOPROS PATOLÓGICOS: Já os sopros patológicos podem ser congênitos ou adquiridos e são provocados, por exemplo, por alterações nas valvas, ou seja, por pequenos orifícios no septo que separa o lado direito do lado esquerdo do coração, ou por comunicação entre a aorta e a artéria pulmonar.

Geralmente, o sopro no coração não é acompanhado por outros sinais ou sintomas, e a sua presença por si só não é grave. Entretanto, quando o sopro é causado por alguma doença que provoca dificuldades no funcionamento do coração, podem surgir sintomas que indicam dificuldades no bombeamento de sangue e oxigenação das células do corpo, sendo os principais:

  1. Falta de ar;
  2. Tosse;
  3. Palpitações;
  4. Fraqueza;
  5. Dor no peito;
  6. Suor excessivo;
  7. Inchaço no corpo;
  8. Cansaço excessivo;
  9. Tonturas ou desmaio.

Diante de qualquer dúvida ou sintoma, procure ajuda médica! A saúde do seu coração agradece!