Tratar hipertensão e controlar os fatores de risco evitam em 80% as doenças cardiovasculares

Tratar hipertensão e controlar os fatores de risco evitam em 80% as doenças cardiovasculares

A Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – revela que o tratamento da HIPERTENSÃO e o controle dos principais FATORES DE RISCO para o coração, como controlar o colesterol, evitar o estresse, praticar exercícios regulares e ter uma alimentação saudável podem reduzir em até 80% as doenças cardiovasculares, segundo as conclusões dos mais recentes estudos e diretrizes nacionais e internacionais avaliados pela entidade. A análise faz parte de um novo posicionamento mundial do qual a SBC integra para a prevenção cardiovascular.

“Não há nada mais importante do que PREVENIR e a maioria das ações, médicos e população já conhecem amplamente, bastam ser implantadas”, esclarece o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Fernando Costa. O especialista destaca que, nas últimas três décadas, houve uma DIMINUIÇÃO DA INCIDÊNCIA DA HIPERTENSÃO de 36,1% para 31% da população adulta, conforme estudo feito pela SBC com base em 40 trabalhos científicos realizados em todo o Brasil e publicado na 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial.

As doenças cardiovasculares matam, segundo o Cardiômetro da SBC, cerca de 400 mil pessoas por ano no Brasil e a HIPERTENSÃO é um dos principais FATORES DE RISCO. Tratar a doença pode reduzir em até 70% as internações por emergências cardiovasculares e diminuir o número de infartos e AVCs.

Segundo levantamento da SBC, em 2017, foram realizados 1.130.692 internações por doenças cardiovasculares, sendo que 929.528 (82,20%) foram de forma emergencial. Para os homens, a relação foi ainda maior: 84% em caráter de urgência, enquanto para as mulheres foi de 79%.

ALIMENTAÇÃO COMO ALIADA:

Em conscientização ao Dia Mundial da Hipertensão Arterial, relembramos que a alimentação pode ter um fator determinante, associada à prática de atividade física, na PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO. Reduzir o sal e consumir alguns alimentos de forma equilibrada contribuem no controle da doença.

REFERÊNCIA:

Sociedade Brasileira de Cardiologia. Tratar hipertensão e controlar os fatores de risco evitam em 80% as doenças cardiovasculares Disponível em <www.portal.cardiol.br/post/tratar-hipertens%C3%A3o-e-controlar-os-fatores-de-risco-evitam-em-80-as-doen%C3%A7as-cardiovasculares>