A Hipertensão Arterial, conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que ocorre quando a pressão sanguínea nas artérias é persistentemente elevada. A doença se caracteriza por valores das pressões máxima e mínima iguais a ou maiores que 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Se a pressão é maior que 14 por 9, isso significa que o coração está se esforçando excessivamente para que o sangue chegue até todo o corpo.
Considerada uma doença silenciosa, os sintomas da Hipertensão geralmente aparecem apenas quando a pressão sobe muito e/ou quando o paciente já está exposto à doença por muitos anos, podendo manifestar-se na forma de dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Por ser uma doença assintomática, medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Se o paciente tiver familiares hipertensos, a medição deve ocorrer com mais frequência.
CAUSAS E TRATAMENTO:
A Hipertensão Arterial é hereditária em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial e estão associados ao desenvolvimento da doença, como obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento.
O melhor caminho para prevenir e controlar a doença é a adoção de hábitos saudáveis, como reduzir o consumo de sal; consumir diariamente frutas, legumes e hortaliças; evitar alimentos processados e ultraprocessados; não fumar; beber com moderação e praticar atividades físicas.
Diante de qualquer dúvida ou sintoma, procure ajuda médica!
REFERÊNCIA:
Governo do Brasil. Saiba como descobrir e prevenir a hipertensão arterial. Disponível em <https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/05/saiba-como-descobrir-e-prevenir-a-hipertensao-arterial>