Hipertensão e obesidade: entenda a relação entre estes dois problemas

Estimativas do Ministério da Saúde indicam que quase 30% da população brasileira tem pressão alta. E aproximadamente 70% dos homens e 61% das mulheres com hipertensão são obesos, ou seja, têm um índice de massa corporal superior a 30 kg/m².

O ganho de peso está associado ao aumento de insulina plasmática — hormônio que favorece a absorção de sódio pelos rins, o aumento do volume sanguíneo circulante e a atividade vascular. Essa condição aumenta a ativação do sistema nervoso simpático, a liberação de noradrenalina e a perda da regulação da pressão sanguínea. E, quando ocorre a perda de peso, muitas pessoas acabam também diminuindo a pressão arterial.

A hipertensão é uma doença cardiovascular crônica e é diagnosticada nas pessoas que apresentam, constantemente, a pressão arterial igual ou superior a 140 x 90 mmHg (14 por 9). Se não for controlada, a pressão alta pode causar ao longo do tempo:

✅ Insuficiência cardíaca;

✅ Infarto agudo do miocárdio;

✅ Acidente vascular cerebral (AVC);

✅ Insuficiência renal.

Fique atento aos seus principais sintomas:

✅ Dor de cabeça;

✅ Falta de ar;

✅ Visão borrada;

✅ Zumbido no ouvido;

✅ Tontura;

✅ Dores no peito.

Se registrar um ou mais dos sintomas citados, procure seu médico e faça exames complementares para o tratamento adequado. A prevenção é o melhor remédio! ❤

KALIL, Cozer Claudia. Hospital Sírio-Libanês. Hipertensão e obesidade. Entenda a relação entre estes dois problemas. Disponível em <www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/hipertensao-obesidade-relacao-problemas.aspx>