Hipertensão é hereditária?

Hipertensão é hereditária?

Entre as doenças e condições que afetam a saúde do coração, como infarto, hipertensão arterial e colesterol elevado, a hereditariedade é considerada um fator de risco importante. Como é um fator sobre o qual não temos controle – diferentemente do estilo de vida -, é essencial ficar atento se você tiver familiares próximos (pai, mãe ou irmãos) que desenvolveram a doença antes dos 55 anos de idade. 

Veja como a presença de ancestrais com a doença refletem no risco de desenvolver hipertensão:

  1. Um dos pais tem hipertensão: filhos têm 25% de risco de desenvolvimento a doença ao longo da vida;
  2. Pai e mãe têm hipertensão: filhos têm 60% de risco de desenvolver a doença ao longo da vida.

Nas famílias em que a doença é muito presente, a pressão alta pode se manifestar cedo, na faixa dos 35 anos. 

No caso das mulheres, depois dos 55 anos – quando normalmente já se atinge a menopausa -, o risco de ter doenças do coração aumenta por conta da diminuição do hormônio estrogênio, pois ele é responsável por estimular a dilatação dos vasos, facilitando assim o fluxo sanguíneo. Por isso, fazer consultas periódicas com um cardiologista é ainda mais importante a partir desse período. 

Não fumar, não consumir bebidas alcóolicas em excesso, investir em um alimentação saudável e fazer atividades físicas com regularidade são essenciais para prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Investir na saúde é sempre a melhor escolha! ❤️

REFERÊNCIA:

Drauzio Varella. Conheça o risco de hipertensão de acordo com a presença da doença nos pais. Disponível em <drauziovarella.uol.com.br/doencas-cronicas/hipertensao/conheca-o-risco-de-hipertensao-de-acordo-com-a-presenca-da-doenca-nos-pais/>