SBC realiza estudo inédito sobre a Síndrome do Coração Partido

SBC realiza estudo inédito sobre a Síndrome do Coração Partido

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) está realizando um estudo inédito no país sobre a síndrome de Takotsubo. Ela também é conhecida como “síndrome do coração partido” e “cardiomiopatia por estresse”, e ocorre quando os músculos do coração enfraquecem, causando dor no peito, falta de ar ou cansaço.

Ela pode ser desencadeada por eventos estressantes de grande impacto emocional. Em casos raros se apresenta como um ataque cardíaco, podendo ser fatal.

Infelizmente, estudos americanos revelaram que durante a epidemia de Covid-19 houve um aumento de incidência dessa síndrome, e a mesma situação pode estar ocorrendo no Brasil.

O curioso é que, embora a Covid-19 possa levar a complicações cardíacas, nenhum dos pacientes diagnosticados com Takotsubo nas pesquisas americanas apresentaram resultado positivo para a infecção. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia dado o alerta sobre o impacto do coronavírus na saúde mental. O cenário da pandemia colabora para o aumento de fortes emoções, responsáveis pela síndrome. O receio da contaminação também tem feito pacientes portadores de doenças cardiovasculares, e de outras doenças agudas, que necessitam de acompanhamento médico, negligenciem a rotina de saúde, deixando de ir médico. 

O diagnóstico da síndrome do coração partido considera os dados obtidos no exame físico e no levantamento da história do paciente, assim como o resultado de exames laboratoriais de sangue, uma vez que a presença de certas enzimas na corrente sanguínea pode sugerir doença cardíaca.

Infelizmente não existe tratamento específico para a síndrome. Técnicas de relaxamento e meditação também podem trazer alguns benefícios, já que se trata doença induzida pelo estresse e podem ser úteis para reduzir o esforço do coração durante o processo de recuperação e evitar novas crises. 

FONTE: Sociedade Brasileira de Cardiologia