As cardiopatias congênitas compõem um grupo de doenças que figura como a terceira principal causa de mortalidade infantil e, por não serem evitáveis, o diagnóstico e o tratamento precoces podem, na maioria dos casos, reverter as enfermidades.

As cardiopatias congênitas são anormalidades na estrutura do aparelho cardiocirculatório, secundárias a uma alteração no desenvolvimento embrionário. Elas podem surgir nas primeiras oito semanas da gestação – momento em que é formado o coração do bebê – e causar insuficiência circulatória e respiratória.

As cardiopatias constituem as malformações congênitas mais frequentes ao nascimento, estando presentes em aproximadamente 1 em cada 100 recém-nascidos vivos, o que representa aproximadamente 29 mil novos casos por ano no Brasil. Constituem uma das principais causas de morte na primeira infância, e a terceira maior causa de mortalidade neonatal em nosso país. Infelizmente, uma parcela significativa das crianças portadoras dessas anomalias não é diagnosticada e/ou tratada adequadamente, com grave risco de óbito ou sequelas graves.

Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por malformação congênita do aparelho circulatório registrada no país é superior à taxa de incidência. Das, aproximadamente, 29 mil crianças nascidas por ano com cardiopatia congênita, cerca de 6% morrem antes de completar o primeiro ano de vida. Na forma grave da doença após o nascimento, ela pode ser responsável por 30% dos óbitos no período neonatal.

Portanto, o acompanhamento médico no pré-natal é de extrema importância para o diagnóstico, caso existam fatores que levantem a suspeita clínica de problemas cardíaco-fetais. O ultrassom morfológico também pode apontar indícios de cardiopatia. Há ainda o teste de coraçãozinho feito antes da alta hospitalar, entre 24 e 48 horas após o nascimento.

Sociedade Brasileira de Cardiologia. Diagnóstico e tratamento precoces são essenciais em casos de cardiopatias congênitas. Disponível <www.portal.cardiol.br/post/diagnóstico-e-tratamento-precoces-são-essenciais-em-casos-de-cardiopatias-congênitas>