Qualidade do sono e doenças cardiovasculares: qual a relação?

Qualidade do sono e doenças cardiovasculares: qual a relação?

A privação do sono pode ter consequências graves para a saúde. A privação crônica do sono – o que não significa apenas não dormir, mas dormir mal, não permitindo que o organismo repouse adequadamente – aumenta significativamente a chance de se desenvolver obesidade, hipertensão, diabetes, depressão, ansiedade, aumento do colesterol, alterações do humor, prejuízo da memória, síndrome do pânico, assim como aumenta a chance de acidentes.

Uma boa noite de sono está relacionada a bons níveis de pressão arterial e de diabetes. Isso porque o repouso adequado contribui para que a pessoa tenha menor resistência à insulina, ajudando no controle da diabetes. Além disso, é durante o sono que o corpo estabiliza os índices glicêmicos. Um bom sono também diminui a chance de ocorrer acidentes vasculares cerebrais (AVC), ataques cardíacos e doenças cardiovasculares, pois equilibra a produção de hormônios e substâncias químicas no organismo.

Estudo da Perelman School of Medicine da University of Pennsylvania, nos Estados Unidos, apontou que pessoas com distúrbios do sono tem pelo menos três noites por semana, em média, eram 54% mais propensos a ter diabetes, 98% mais propensos a terem doença arterial coronariana, 80% mais propensos a ter um ataque cardíaco, e 102% mais propensos a terem tido um acidente vascular cerebral. A pesquisa não avaliou apenas a duração do sono, mas também sua qualidade: dificuldade em adormecer, em permanecer dormindo, interrupções durante o sono e/ou dormir demais.

Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono, existem mais de 70 tipos diferentes de distúrbios relacionados ao sono, os mais conhecidos são a insônia, a apneia e a síndrome das pernas inquietas.

Por uma boa noite de sono

A qualidade do sono pode melhorar muito, até mesmo na presença de distúrbios, com atitudes simples chamadas de higiene do sono. Entre os bons hábitos que ajudam a melhorar a qualidade do sono estão manter uma rotina de horários de dormir e acordar, mesmo nos fins de semana; evitar cochilos durante o dia;  dormir em um local agradável, sem luz e sem barulho;  desligar aparelhos eletrônicos uma hora antes da hora de iniciar o sono; não dormir com sons ambientes como TV ligada ou música; não assistir TV no quarto; evitar o consumo de bebidas que contenham álcool ou cafeína até quatro horas antes de dormir; e não realizar atividade física até quatro horas antes de dormir.

E se ainda assim você não conseguir dormir? Se perder o sono, o melhor é evitar longos períodos acordado na cama. Levante-se, faça uma atividade relaxante, como tomar um leite morno ou um banho e volte a deitar quando já estiver com sono.

Essas atitudes simples podem ajudar – e muito – a melhorar a qualidade do sono. Consequentemente, a qualidade de vida melhora também. E todo o corpo agradece.

Não deixe de lado a saúde do seu coração! ❤️

Agende uma consulta com um de nossos cardiologistas:

☎️ (47) 3363-4401⠀⠀

📞 (47) 98909-2475 ⠀⠀

📱 WhatsApp: (47) 98418-0154⠀

#CardioLife #CardioLifeItapema #CardioLifeClinica #CardioLifeClinicaCardiologica #ClinicaCardiologica #CardiologiaItapema #Itapema #ClinicaCardiologicaItapema #Coracao #QualidadedoSono #DoencasCardiovasculares #DoencasCoracao #SonoCoracao