Recomendações

Como sei que estou tendo um infarto

Os sintomas mais comuns são:

• Pressão e desconforto, dor em aperto no centro do peito que dura mais do que alguns minutos ou que vai e volta.

• Dor do centro do peito que irradia para os ombros, queixo, pescoço e braços, mais freqüentemente para o braço esquerdo.

• Desconforto no peito com sensação de cabeça leve, sensação de desmaio, suores e falta de ar.

Os menos comuns são:

• Dores atípicas, vagas, na boca do estômago, peito ou barriga.

• Náusea ou vômitos sem dor no peito.

• Respiração curta ou dificuldade de respirar, mesmo sem dor no peito.

•Ansiedade inexplicável, fraqueza ou fadiga.

• Palpitações, suores frios ou palidez, que às vezes vão e voltam

Curiosidades:

• Nos homens a dor pré-cordial é o sintoma mais frequentes, já nas mulheres o cansaço e fadiga extrema são os sintomas mais encontrados.

• Nas mulheres é mais frequente sentir náuseas, dores no epigástrio, ou nas costas, pescoço ou queixo.

• Muitas vezes, sintomas outros que não a dor, são sentidos já há muito tempo antes do infarto ocorrer.

• A intensidade da dor do infarto varia muito de doente para doente. A dor não necessita ser intensa.

• A dor geralmente irradia para o braço esquerdo, mas em 15% dos atingidos irradia para o braço direito.

• Muitos sintomas de doença das coronárias são ignorados pelos pacientes e também pelos médicos. Existem infartos silenciosos, que são revelados ao eletrocardiograma ou outros exames por ocasião de exames rotineiros.

• A parte do coração que necrosar, morrer, por ocasião de um infarto não é mais viável e não produzirá sintomas como dor. Logo, enquanto o doente sentir dor resta tecido cardíaco viável que pode se recuperar por si ou com tratamentos adequados. Quanto antes esse tecido doente for tratado, maiores as chances de ser recuperado.

• Se isso acontecer, se notar uma ou mais de uma das manifestações acima, não espere, vá ou chame imediatamente um serviço de emergência.