Exame Clínico Teste ergométrico Holter
Eletrocardiograma de repouso (ECG) Ecocardiograma M.A.P.A.

Eletrocardiograma de repouso (ECG)

Exame Clínico

O Exame Clínico é o conjunto de técnicas e manobras médicas, usadas em um consultório, a fim de diagnosticar uma doença. Quase sempre é usado depois de uma anamnese*, utilizam-se aparelhos médicos e exames específicos, com o objetivo de melhor avaliar o desempenho cardíaco ou a busca de mudanças anatômicas ou funcionais.

*anamnese: significa relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente. Trata-se de uma entrevista médica, realizada como ponto inicial no diagnóstico de uma doença.

Eletrocardiograma de repouso (ECG)

O eletrocardiograma é um exame simples, indolor, sem riscos para o paciente e geralmente é realizado na consulta inicial com o cardiologista. É feito por um aparelho chamado eletrocardiógrafo e é indicado como parte da análise de doenças cardíacas, em especial as arritmias cardíacas. O parelho capta os sinais elétricos gerados pelo coração, em seguida estes sinais são apresentados em monitores tipo televisão ou registrados em papel numa escala gráfica padronizada, permitindo o seu estudo e comparação.

Teste ergométrico

Conhecido como Teste de Esforço (TE), é um importante método para diagnóstico complementar em cardiologia, devido seu baixo custo, baixo risco para o paciente, fácil realização técnica e grande sensibilidade. Basicamente consiste de um eletrocardiograma de esforço. A finalidade principal do TE é detectar sinais de comprometimento das artérias coronárias.

Inicialmente é realizado um eletrocardiograma de repouso (pré-esforço) para se detectar alguma contraindicação ao exame e que servirá para comparação posterior. Após isso, não havendo nenhuma contraindicação, o exame é realizado com a aplicação de estágios de intensidade crescente até atingir-se o estado de exaustão. Ao final de cada estágio é realizado um eletrocardiograma, a pressão arterial é aferida e, caso não haja nenhum sintoma limitante, um estágio de esforço maior é aplicado, repetindo este processo até a exaustão.

Terminado o exame é então emitido o laudo levando-se em consideração alterações eletrocardiográficas, alterações do ritmo cardíaco, alterações da curva de variação da pressão arterial e outros parâmetros.

Ecocardiograma

O ecocardiograma é um método auxiliar de diagnóstico utilizado no estudo do coração, com o intuito de detectar anomalias morfológicas e funcionais das suas estruturas - câmaras cardíacas (aurículas e ventrículos), válvulas e grandes vasos sanguíneos (artéria pulmonar e aorta) – permitindo também medir o fluxo de sangue nas válvulas e nos grandes vasos do coração.

O ecocardiograma utiliza ultra-sons (ondas sonoras inaudíveis e de alta frequência) para examinar o coração. No ecocardiograma, o examinador manipula o transdutor na parede torácica do paciente, procurando direcionar os feixes de ultra-som para a região do coração que deseja estudar. Em cada uma das estruturas cardíacas alcançadas haverá reflexão dos feixes de ultra-som. As ondas refletidas, ou "ecos", são captadas pelo mesmo transdutor que as emitiu. Com recursos eletrônicos, constrõe uma imagem da estrutura, apresentando-a em um monitor de vídeo. É indolor, podendo ser repetido inúmeras vezes no indivíduo, sem risco de lesão, tendo papel de destaque na cardiologia moderna.

Holter

O Holter ou Eletrocardiografia Dinâmica, é um eletrocardiograma de 24 horas. É usado para saber se durante estas 24 horas aparece alguma arritmia (palpitação), bloqueio (diminuição na passagem de eletricidade do coração) ou algo que sugira falta de oxigênio, como a angina. Um aparelho no formato de um walkman é colocado na sua cintura, e fios com eletrodos são colados no seu peito. Isto é feito de manhã, e você passa o dia e a noite com o aparelho gravando seus batimentos.
É um método bastante eficaz e que deve ser utilizado toda vez que as queixas do paciente forem compatíveis com distúrbios do ritmo cardíaco.

M.A.P.A.

É o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos durante 24 horas para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono.
Tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio.

Como é feito o exame?
No dia e horário agendado, o paciente vai ao local do exame para colocação do equipamento que permanece com ele durante 24 horas.
O equipamento é composto por um monitor leve e pequeno colocado na cintura e conectado por um tubo fino de plástico a uma braçadeira colocada no braço. A cada 20 minutos o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão obtida.
Após as 24 horas, o paciente retorna ao local do exame para retirada do equipamento. O monitor é conectado ao computador e um software especialmente construído para esta função desenha um gráfico das pressões registradas nas 24h.